top of page

DESDE

Captura_de_tela_2023-09-23_152602-remove

1950

ALCB

HERBÁRIO
ALEXANDRE LEAL COSTA
NOSSA HISTÓRIA

          O Herbário Alexandre Leal Costa (ALCB) foi fundado em 1950 pelo Prof. Dr. Alexandre Leal Costa e está localizado no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, o acervo do ALCB inclui cerca de 139.759 exsicatas,  abriga a 4ª maior coleção de algas do Brasil e maior do Nordeste, a maior coleção de briófitas do Nordeste e a maior de fungos macroscópicos da Bahia. A coleção tem 100% do seu acervo informatizado, com cerca de 40% dele fotografado em imagens de alta resolução. Todo o seu banco de dados, incluindo as fotografias, estão disponibilizados nas plataformas http://www.splink.cria.org.br/, http://www.reflora.jbrj.gov.br/reflora/herbarioVirtual e http://www.sibbr.gov.br.

           Atualmente, a equipe do ALCB é formada por dois curadores, seis curadores assistentes e três servidores técnicos-administrativos. Além das pesquisas e atividades desenvolvidas no próprio herbário, o ALCB dá suporte direto a 12 laboratórios do Instituto de Biologia e tem parceria firmada na UFBA com a Faculdade de Farmácia, Instituto de Química, Instituto de Geociências e Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (através da Fazenda Experimental de Entre Rios).

    Além disso, o ALCB interage com diversas instituições e pesquisadores brasileiros através do intercâmbio (empréstimo e doações) de plantas com herbários nacionais (e.g., CEN, CEPLAC, HRB, HRCB, HUEFS, HUNEB-A, HUVA, INPA, RB, SP, SPF, UB, UFP, UFRN, VIES) e internacionais (e.g. CTES, G, HUH, IBB, LP, MEX, MO, NY, P, UMA, US, VEN), proporcionando condições para o desenvolvimento de pesquisa científica entre seus docentes e alunos.

         Quanto às ações de extensão, o ALCB recebe alunos de escolas do ensino fundamental e médio para visita guiada, comunidade em geral, atendimento ao público sobre informações específicas de plantas e, mais recentemente, forneceu parte do seu acervo e pessoal para o evento “Universidade na Praça–a UFBA é nossa”, realizado em agosto de 2019. 

Captura de tela 2023-12-10 182528.png
HERBÁRIO NO MUSEU

       O ALCB, junto ao o Setor de Zoologia (SZ) e o Setor Educacional (SE) compõem, desde 2003, o Museu de História da Bahia (MHNBA), sediado no Instituto de Biologia (IBio) da Universidade Federal da Bahia. O MHNBA tem como missão principal o auxílio aos três pilares universitários: ensino, pesquisa e extensão.

    Como instituição responsável por armazenar e curar material biológico, o MHNBA recebe muitos espécimes da flora, fauna e funga com finalidade de tombamento para fins científicos e didáticos. Assim, além das quase 140 mil exsicatas do ALCB, o SZ inclui cerca de 300 mil espécimes pertencentes a 25 coleções zoológicas, que se destacam por sua importância nacional e/ou regional, como a coleção de anfíbios, peixes de água doce, briozoários, aracnídeos, além de outras coleções importantes nacional e internacionalmente.

       Já o SE é responsável pelo planejamento, articulação e execução das atividades de extensão do MHNBA e da sua atuação junto à sociedade, além de dar suporte ao ensino e à pesquisa. Esse setor é representado, especialmente, pela Sala de Exposição (SALEX), inaugurada em 2015, incluindo mais de 150 peças (como, por exemplo, o acervo etnobotânico). O SE oferece ainda, exposições de longa duração, temporárias e itinerantes, além de outras ações, sendo a principal interface de acesso do público aos acervos e atividades do MHNBA, voltadas especialmente ao conhecimento e preservação da biodiversidade.

Logo MHNBA imagem.tif
Logo MHNBA nome.tif
coleção.jpg

REGULAMENTO DE ACESSO À COLEÇÃO

CURADORIA

Profa. Nádia Roque

Plantas Vasculares
nadiaroque@gmail.com

Prof. José Marcos de Castro Nunes

Criptógamas avasculares

jmcnunes@ufba.br

FALE COM A GENTE

Obrigado! Mensagem enviada.

Contato
bottom of page