top of page

XILOTECA

Nossa coleção de madeira abriga registros históricos do comércio colonial

COLEÇÃO "DR. JOSÉ PEREIRA DE SOUSA"

           A palavra xiloteca origina-se do grego "xýlon" que significa madeira + "theke" significando coleção. Desse modo, é um local, ou um arquivo, no qual se condiciona amostras de madeiras e as diversas informações sobre as mesmas. Tem grande importância na representatividade da flora nativa da região em que está localizada ou de outros locais, quando se fazem permutas ou coletas em outras regiões do planeta. A partir de análises de amostras de xiloteca é possível se conhecer o valor científico, tecnológico e econômico das madeiras, bem como sua durabilidade e conservação.

          A xiloteca funciona como um banco de dados, podendo, algumas vezes, disponibilizar conhecimentos aos interessados (restauradores, pesquisadores acadêmicos, madeireiros, peritos etc) em análises morfológicas macro e microscópicas das madeiras. Além de seu valor didático para todas as fases do ensino, desde o básico até pós-graduação, a xiloteca é uma grande ferramenta para estudos e pesquisas na área de identificação de madeiras, anatomia da madeira, tecnologia da madeira, colaborando para o conhecimento do seu uso, durabilidade, resistência e conservação.

             Em relação à coleção do ALCB, tudo começou na década de 80 com o Professor Doutor José Pereira de Sousa (Pe. Pereirinha) guardando amostras de madeiras coletadas em diversas regiões da Bahia. Era uma grande quantidade empilhada no laboratório de Morfologia Vegetal e Micorrizas, atual Laboratório de Anatomia vegetal e Identificação de Madeiras (LAVIM). Atualmente seu acervo contém 1320 espécimes de madeiras com coleções, oriunda de diferentes ecossistemas como manguezal, caatinga e mata atlântica, além da coleção de espécies arbóreas mais utilizadas no comércio madeireiro e em monumentos históricos da Bahia. Cerca de 40% do material possui voucher no ALCB.

          A Xiloteca Professor José Pereira de Sousa (PJPSw) do Instituto de Biologia da UFBA, hoje, está localizada no andar térreo, no Herbário Alexandre Leal Costa, fazendo parte do Museu de História Natural da Bahia. O nome é uma homenagem aquele que iniciou os estudos em anatomia de madeiras na Bahia. Desde a sua inauguração em 23 de outubro de 2012, a xiloteca PJPSw tem tido como seu curador o Prof. Lazaro B. Silva.

WhatsApp Image 2020-07-30 at 4.26.59 PM.

Coleção de Madeiras do ALCB

WhatsApp%20Image%202020-07-30%20at%204.2
bottom of page