top of page
Briófita_Polytrichum_juniperinum.jpg

BRIÓFITAS

Nossa coleção de Briófitas é a maior do Nordeste

COLEÇÃO"PROFA. LETÍCIA SCARDINO SCOTT FARIA"

       A Coleção de Briófitas do Herbário Alexandre Leal Costa (ALCB) foi iniciada no ano de 1987, primeiramente a partir da Coleção do Pe. Camille Torrend, proveniente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. O primeiro material foi registrado pelo Prof. Cid Bastos (Meteorium deepei (Hornsch. ex Müll. Hal.) Mitt. = Papillaria deepei Hornsch. ex Müll. Hal.) em 7/5/1987, oriundo de Uruçuca, Estado da Bahia, coletado pelo Dr. Alexandre Leal Costa. A partir desse período, com a intensificação das coletas e dos estudos taxonômicos, a coleção cresceu substancialmente e atualmente conta com 16.738 exsicatas, destas 12.748 já estão inseridas no Brahms.

      A coleção contém 18 tipos nomenclaturais, sendo 14 holotipos, 03 isotipos e 01 parátipo. A maioria das exsicatas é de espécimes coletados no Estado da Bahia, mas há, também, um expressivo número de materiais doados ao ALCB, provenientes de outras regiões do Brasil e do exterior; dentre esses materiais, destaca-se as duplicatas da Coleção do Pe. Aloysio Sehnem, doada pelo Herbário da Universidade de Caxias do Sul (HUCS), a qual tem valor histórico para a briologia no Brasil, e também do Herbário Pringle, da University of Vermont (Natural History Museum). Além disso, a Coleção conta também com materiais coletados na Serra da Ibiapaba, Ceará, e no Parque Estadual Pedra Azul, essa última resultado de Dissertação de Mestrado, orientada pelo Pr. Cid Bastos.

          A Coleção de Briófitas do ALCB conta com representantes de todos, ou quase todos, os ecossistemas do Estado da Bahia, tornando-a uma importante fonte de consulta florística e fitogeográfica.

Organização da Coleção de Briófitas.jpg

Coleção de Briófitas do ALCB

Envelope_antigo_da_Coleção_C._Torrend.
bottom of page