top of page
 LABORATÓRIO DE TAXONOMIA DE BRIÓFITAS
- BrioFLORA -
Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães

Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães, Bahia

Briófitas de ambientes serranos do Domínio Caatinga no Estado da Bahia:

o que nos contam os fragmentos florestais relictuais sobre a brioflora serrana?

       Os ambientes serranos do Domínio Caatinga constituem importantes refúgios da biodiversidade e têm sido pouco explorados no que diz respeito ao estudo da brioflora, sobretudo na Bahia. Na presente proposta, pretende-se inventariar a brioflora de várias áreas serranas na caatinga baiana, além de áreas de floresta atlântica litorânea e de localização intermediária entre o litoral e o semiárido. Em seguida, caracterizar as comunidades em relação ao espectro ecológico e padrões de distribuição, bem como estabelecer as relações brioflorísticas entre as áreas florestais e serranas do Domínio Caatinga aceitas e entre essas e a floresta atlântica litorânea.

        Serão trabalhados dados primários de riqueza florística, obtidos durante a realização do projeto, em seis áreas, a saber: sete inseridas em áreas de caatinga e três de Floresta Atlântica no Vale do Jequitinhonha, Regiões Sul e Extremo Sul da Bahia. Dados secundários oriundos de estudos previamente realizados serão utilizados para comparar as briofloras e para a obtenção da similaridade florística.

      Ao final, pretende-se obter os seguintes produtos: um inventário das espécies para cada área amostrada, no qual devem ser aportados novos registros para o Estado da Bahia; o grau de relação florística entre as áreas serranas da caatinga e entre estas com as áreas de Floresta Atlântica litorânea; um diagnóstico da brioflora baseado no status de conservação de cada espécie, com o que serão apontadas potenciais áreas de conservação da biodiversidade.

bottom of page